Em decisão unânime, a Câmara Municipal de Pilões aprovou nessa quarta-feira (20), o Projeto de Lei 11/2023 (PL) de autoria do Poder Executivo, autorizando o pagamento do piso salarial da enfermagem para os profissionais de saúde do município. Essa medida histórica valoriza e reconhece o trabalho essencial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na rede municipal de saúde.

O PL traz importantes mudanças na remuneração e condições de trabalho desses profissionais, tendo como base a Lei Federal nº 14.434/2022, autorizando a prefeita Socorro Brilhante a fazer o pagamento retroativo, estabelecendo um salário no valor de R$ 4.750,00 para enfermeiros, R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem, e R$ 2.375,00 para auxiliares de enfermagem, considerando 44h semanais trabalhadas. A decisão foi celebrada pelos profissionais que estavam presentes na galeria da Casa.

Em seus discursos, os parlamentares expressaram o apoio à iniciativa que reconhece o valor dos profissionais da enfermagem. O presidente João Filho destacou o desempenho da enfermagem no cuidado com a saúde da população. “Aprovamos com satisfação, pois vocês merecem uma remuneração justa pelo trabalho incansável que exercem”, frisou.

A aprovação do piso salarial da enfermagem em Pilões é um marco que demonstra o compromisso do legislativo municipal em valorizar os profissionais, fortalecendo assim o sistema de saúde municipal.